top of page

Uso medicinal da cannabis no tratamento de doenças como:

  • Foto do escritor: Equipe Gota Vida
    Equipe Gota Vida
  • 18 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2022


Diversos estudos apontam para os efeitos positivos dos canabinóides sobre o organismo. Um dos mais recentes, realizado pelo Departamento de Farmácia, da Universidade de Ciências Médicas da Macedônia, mostra que o canabidiol pode ajudar a reduzir dores crônicas e a reduzir a inflamação do organismo.

Dentre outras aplicações possíveis para o componente estão:

Depressão: Em animais, o efeito do canabidiol mostrou-se semelhante ao dos antidepressivos, por conta de sua capacidade de atuar sobre os receptores de serotonina.

Câncer: A administração de medicamentos à base de canabidiol pode ajudar a reduzir as dores, náuseas e vômitos, efeitos colaterais comuns durante a quimioterapia.

Acne: Estudos apontam que o canabidiol pode auxiliar no tratamento da acne, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias.

Coração: O canabidiol atua como um potente antioxidante, reduzindo o chamado estresse oxidativo e, consequentemente, diminuindo os danos ao sistema cardiovascular.

Cérebro: Diversos estudos apontam para a capacidade neuroprotetora do canabidiol, auxiliando no tratamento de distúrbios neurológicos, como a epilepsia, melhorando a qualidade de vida de pacientes com Parkinson e diminuindo a neurodegeneração decorrente do Alzheimer.

Epilepsia: Uma das atribuições da cannabis medicinal de maior destaque é no tratamento da epilepsia e das crises convulsivas refratárias, resistentes à abordagem medicamentosa tradicional.

Neste caso, o CBD mostra-se altamente eficaz, reduzindo a frequência e a duração das crises de maneira segura e com poucos efeitos colaterais.

Dor crônica: A planta cannabis é milenarmente utilizada no tratamento de dores crônicas.

Segundo estudos, os nervos periféricos, responsáveis pela sensação de dor, possuem uma grande quantidade de receptores sensíveis aos canabinóides, ajudando a diminuir a dor e a inflamação.

Uso veterinário: Animais com problemas neurológicos, imunológicos, dermatológicos, em tratamento quimioterápico, entre outros, também podem se beneficiar do tratamento com CBD, já que o sistema endocanabinóide é difundido em todo o reino animal.

Uso preventivo: Há evidências de que a cannabis medicinal pode não somente auxiliar no tratamento de doenças como também preveni-las.

A lista inclui doenças cardiovasculares, depressão, doenças imunológicas, câncer, glaucoma, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer, entre outras.

IMPORTANTE: Este é um pequeno relato de um tema muito complexo de caráter informativo. Antes de tomar qualquer tipo de decisão ou caminho, consulte o seu médico!

Equipe Associação Gota Vida

 
 
 

Comments


bottom of page