Legislação x Cannabidiol
- Equipe Gota Vida
- 18 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2022

Com os crescentes estudos comprovando sua eficácia e a cobrança por menos burocracia na aquisição de medicamentos a base de cannabis, foi-se necessário rever as decisões quanto a venda e o cultivo da planta em território nacional.
Assim, desde o dia 3 de dezembro de 2019 a Anvisa autorizou a aquisição de “produtos à base de cannabis”, que ainda não englobam a classe dos medicamentos, mas produtos.
Eles só devem ser comprados em farmácias sob prescrição médica, sendo vedada a sua manipulação.
O prazo de vigor é de 90 dias à partir da publicação da decisão do Diário Oficial, por isso, a nova legislação entrou em março, com a primeira aprovação de produto em abril.
Agora, pesquisadores e entusiastas da maconha medicinal lutam pela descriminalização do cultivo em território nacional.
Segundo os especialistas, a geografia brasileira oferece condições favoráveis para o plantio de cannabis em larga escala, o que baratearia os medicamentos, diminuindo a burocracia e facilitando sua aquisição.
Por outro lado, parte da população acredita que o plantio da cannabis para fins medicinais e científicos no Brasil abriria margem para o tráfego e para a dependência de drogas ilegais.
Contudo, diversos estudos mostram que o canabidiol não causa dependência química e seu uso mostra-se eficaz no tratamento e controle de diversas doenças.
Há até uma lei tramitando na Câmara dos deputados para o cultivo medicinal e industrial. O projeto de Lei 399/2015 está causando polêmica tanto entre apoiadores quando contrários.
IMPORTANTE: Este é um pequeno relato de um tema muito complexo de caráter informativo. Antes de tomar qualquer tipo de decisão ou caminho, consulte o seu médico!
Fonte: https://cannalize.com.br/
Equipe Associação Gota Vida
Комментарии